Nandu Andrade

Créditos: Nandu Andrade
Legenda: Curau de Milho Verde

Por Daniel Oliveira
Publicado em 19/6/2025 às 08h10
Publicidade

Curau de Milho Verde: Receita Fácil e Cremosa para Fazer em Casa

O curau de milho verde é um prato tradicional que agrada pelo sabor doce e textura cremosa. Essa receita serve para você aproveitar o milho fresco de forma prática, preparando um doce delicioso e macio, perfeito para servir em temperatura ambiente ou levemente morno. A canjica de milho verde apresenta um aspecto cremoso e cor clara, com aquele toque especial do leite de coco feito em casa, garantindo sabor autêntico e natural. Ideal para quem quer um doce caseiro simples e cheio de sabor.

Preparo: 80 min.
Rendimento: 6
Fração: 1
925 Votos

Ingredientes

Publicidade

Modo de Preparo

  1. Tire a palha e os cabelinhos do milho. Raspe os grãos com cuidado para não raspar demais a parte branca, evitando sabor de sabão.
  2. Lave o milho em água, deixando de molho por 10 minutos. Escorra e lave novamente para eliminar resíduos.
  3. No liquidificador, bata o coco ralado com 500 ml de água morna até triturar bem. Coe em uma peneira grande e reserve o leite de coco.
  4. Volte o bagaço do coco ao liquidificador, adicione mais 500 ml de água e bata novamente. Coe e misture ao leite de coco reservado, totalizando 1 litro de leite de coco caseiro.
  5. Corte os grãos de milho da espiga e bata no liquidificador com 1 litro de leite de coco (ou a mistura de leite de coco com água, se usar leite de coco industrializado). Caso o liquidificador seja pequeno, faça em duas partes.
  6. Coe o milho batido em uma peneira. Volte o bagaço para o liquidificador, acrescente os 500 ml restantes de água e bata para extrair o máximo sabor. Coe novamente e misture ao líquido peneirado.
  7. Em uma panela grande, misture o líquido peneirado com o açúcar, manteiga, pau de canela, cravos e o sal. Leve ao fogo médio, mexendo sempre até começar a engrossar.
  8. Reduza o fogo para médio-baixo e continue mexendo sem parar até atingir o ponto: ao pegar um pouco da canjica com a colher e jogar na panela, ela deve formar um “morrinho” que não se desfaz.
  9. Se desejar canjica mais firme, cozinhe por mais 5 minutos, mexendo sempre. Desligue o fogo e deixe a canjica esfriar em temperatura ambiente.
  10. Polvilhe canela em pó a gosto antes de servir.
Publicidade

Curiosidades

Publicidade

Informações Adicionais


Publicidade

Referência: Nandu Andrade


Anteriores


0 Comentários
Gostou do artigo? Deixe um comentário!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *